O prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio Júnior, e a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone, assinaram nesta sexta-feira (12/4) a Ordem de Serviço para revitalização e ampliação do Complexo de Saúde Especializada, formado pelo Centro de Oncologia, Hospital de Olhos e o Mover Transporte Sanitário, que será instalado no local. O espaço, localizado na esquina da Rua Peri com a Avenida Vital Brasil Filho, no Bairro Oswaldo Cruz, receberá investimento de R$ 762,4 mil e deve ser entregue até final de julho.
“Este é um prédio icônico para a saúde de São Caetano. Já tivemos vários serviços funcionando aqui e algumas reformas. Esse equipamento abriga hoje dois importantes serviços, a Oncologia e Oftalmologia, que funciona com padrão ouro e serviços de primeira linha, e, em breve, receberá o Mover Transporte Sanitário. Enquanto o serviço não migra para o novo prédio, o térreo já está recebendo adaptações para que a Oncologia seja provisoriamente transferida de andar. Eu sempre fiz e vou continuar a fazer o melhor pela saúde de nossa cidade”, ressaltou Auricchio.
“É um prédio histórico não apenas para saúde da nossa cidade, mas na minha também. Foi aqui que comecei minha atuação na gestão da Secretaria, assessorando o prefeito Auricchio, que era diretor de Saúde. Um local que traz muitas memórias. Foi nosso primeiro pronto-socorro municipal. Vários serviços passaram por aqui e hoje vamos revitalizá-lo novamente, trazendo mais conforto aos nossos pacientes”, afirmou Regina Maura.
Com a saída do Núcleo Municipal de Hemoterapia do prédio, o Centro de Oncologia será ampliado com aumento da recepção, novos consultórios, mais poltronas e leitos para pacientes que recebem quimioterapia, ampliando em 40% a capacidade de atendimento. O espaço atende em média 945 pacientes por mês, sendo 200 infusões de quimioterapia.
Já o Hospital de Olhos terá ampliação da sala de espera, aumentando em 40% a oferta de lugares, e mais dois consultórios. Entre exames, procedimentos e consultas são realizados 4.710 atendimentos por mês.
O Mover Transporte Sanitário transporta em média 400 pacientes por dia, para atendimento tanto na rede municipal de Saúde quanto em outros municípios. Também atende o SAD (Serviço de Atenção Domiciliar), NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), Vigilância Sanitária, Imunização, Manutenção, Farmácia, abastecimento de fraldas e medicações em domicílio, etc.