+55 (11) 93440-3002

NO AR

Vox TV

voxtv.com.br

Cidade

Conselho da Igualdade Racial de Diadema elege representantes para a coordenação executiva

A nova equipe gestora terá mandato até 2025 e é formada por quatro integrantes, dois da sociedade civil e dois do poder público

Publicada em 01/02/24 às 21:34h - 9 visualizações

por Da redação


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Mauro Pedroso)
O Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Diadema escolheu dia (30/1) à noite, no Auditório do Paço Municipal, os novos integrantes que farão parte da coordenação executiva que auxiliará a Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (CREPPIR) no enfrentamento ao racismo e ao preconceito.
 
A nova equipe gestora eleita é formada por quatro membros, com mandato até 2025, e tem na presidência Regina SanT’Anna; na vice-presidência Márcia Damaceno; primeira secretária Ana Paula da Silva Gabriel; e segundo secretário, Daniel Dartie. 
 

Regina é professora aposentada da rede municipal de Diadema e frequentadora do Fórum de Promoção da Igualdade Racial Benedita da Silva. O comitê de discussão funciona aos sábados, na Câmara Municipal, e a parceria com o legislativo local ajuda a fomentar o ensino sobre as culturas Afro-brasileira e a Africana. “Eu participo do Fórum há quase três anos e lá também ministrei curso sobre religiões de matrizes africanas, com ênfase no candomblé feminino”, afirma a nova presidente.

O fórum de Diadema foi fundado em setembro de 2012, por lideranças e representantes de entidades do Movimento Negro local, e funciona como um polo de irradiação de cultura e de conscientização. Seu nome é uma homenagem à deputada federal Benedita da Silva, única mulher afro-brasileira eleita para o cargo de deputada federal constituinte no ano de 1986. Antes de ocupar o cargo em Brasília, Benedita foi auxiliar de enfermagem, vereadora do Rio de Janeiro e formou-se em serviço social.

Coordenação colegiada - A escolha dos novos participantes para a coordenação executiva do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Diadema foi para atender o Artigo 6º, do Regimento Interno do Conselho, que pede a troca de seus integrantes a cada doze meses, mesmo sendo os indicados participantes do Conselho, com mandato de dois anos, biênio 2023/2025.  

Com 24 membros (titulares e suplentes), o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Diadema é constituído por 12 representantes da sociedade civil e 12 do poder público. 
 
Os indicados pela administração municipal são servidores ligados às secretarias municipais e os da coletividade são representantes de diferentes setores sociais, entre eles: movimento de mulheres negras, sindicatos com sede em Diadema que tratam da questão racial, federações de Umbanda e de Candomblé, e entidades ligadas a movimentos LGBTs e de diversidade cultural.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
Qual dessas Redes Sociais voce acessa?

 Facebook
 Instagram
 Twitter
 Youtube







.

LIGUE E PARTICIPE

(11) 97011-4500

Visitas: 36481
Usuários Online: 2
Copyright (c) 2024 - Vox TV
Converse conosco pelo Whatsapp!